Conheça o Android Studio e os seus recursos no desenvolvimento Android

android-studio

Contexto Atual

A pouco tempo atrás tínhamos praticamente um único meio de acessar a internet e softwares, o desktop.  No entanto, hoje, o cenário é completamente diferente. Os smartphones e tablets Android dominam o mercado, e está cada vez mais presente na vida das pessoas. Segundo a We Are Social, “[…]cerca de 38% dos acessos à internet mundialmente acontecem via aparelhos móveis, crescendo a uma taxa de 56% ao ano e em contrapartida os Laptops e Desktops, responsáveis por 62% dos acessos à internet, vem caindo a uma taxa de 13% ao ano” (We Are Social & Mobile, 2015).
O desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis tem evoluído exponencialmente com o tempo e já se tornou um padrão de desenvolvimento quase onipresente no sentido de que muitas empresas estão escalonando ou recrutando novos desenvolvedores para formarem seus grupos de desenvolvimento para sistemas móveis a fim de criar novas ou adaptar soluções de serviços existentes para suprir a demanda do mercado (empresas bancárias disponibilizando serviços de operações financeiras pelo celular, controle de estoque de materiais e outros).

E depois de muitos rumores informando que a gigantesca Google entraria também no ramo de desenvolvimento de dispositivos móveis por meio do lançamento do tão aclamado “Android” (o qual seria mais um para a lista dos concorrentes do minimalista iPhone da Apple), o mesmo foi muito mais além.

Em 05 de novembro de 2007, a empresa tornou pública a primeira plataforma Open Source de desenvolvimento para dispositivos móveis baseada na plataforma Java com sistema operacional Linux, a qual foi chamada de Android.

A plataforma Android foi concebida inicialmente pelo Google. A plataforma está sendo e será mantida pelo Open Handset Alliance, que é um grupo formado por mais de 30 empresas (de tecnologias de dispositivos móveis, provedoras de serviços móveis, fabricantes, etc) as quais se uniram para inovar e acelerar o desenvolvimento de aplicações, serviços, trazendo aos consumidores uma experiência mais rica em termos de recursos, menos dispendiosa em termos financeiros para o mercado móvel. Pode-se dizer que a plataforma Android é a primeira plataforma móvel completa, aberta e livre.

Esta plataforma foi desenvolvida utilizando o sistema operacional Linux. Sendo assim, todas as características intrínsecas deste sistema foram incorporadas, bem como sistema de arquivos, o kernel, os servidores de terminais (X server), etc. Estas são algumas características suportadas pela plataforma:

– Framework de Aplicação permitindo reuso de componentes; – Máquina Virtual Dalvik otimizada para dispositivos móveis; – Navegador Web Integrado baseado na engine open source WebKit;

– Gráficos Otimizados por meio de uma biblioteca de gráficos 2D; e gráficos 3D baseados na especificação OpenGL ES 1.0; – SQLite para armazenamento de dados em formato de estruturas relacionais; – Suporte para mídias de áudio (formatos MP3, AAC, AMR), vídeo (MPEG4 e H.264) e imagens (formatos JPG, PNG, GIF); – Telefonia GSM (dependente de hardware); – Bluetooth, EDGE, 3G, e WiFi (dependente de hardware); – Câmera, GPS, bússola, e acelerômetro (dependente de hardware); – Poderoso Ambiente de Desenvolvimento, incluindo um emulador de dispositivo, ferramentas para depuração, analisador de memória e performance; e um plug-in para a IDE Eclipse.

Antigamente, o desenvolvimento para Android no Brasil era difundido através da plataforma Eclipse com o Android Development Kit (ADK), fornecido pelo Google, que lançou a plataforma Android Studio. Este é baseado no IntelliJ IDEA, que é uma IDE que também oferece suporte ao Android., mas possui um custo elevado.
A IDE Android Studio possui algumas vantagens como, por exemplo, o gerenciador de dependências Gradle (vide seção Links), também baseado no IntelliJ, muito utilizado fora do Brasil. Este é um dos grandes trunfos do editor da plataforma, pois oferece mais opções ao desenvolvedor na hora de compilar, já que o Eclipse utilizava o jeito clássico de compilação.
O Android Studio pode ser instalado nos sistemas operacionais Windows, OSX e Linux e é recomendado pelo próprio Google que o hardware possua, no mínimo, 4 GB de memória e 1GB de espaço livre em disco, mas recomendamos que se tenha mais memória, pois foi observado que o Android Studio ainda fica um pouco lento. É necessário ter o Java instalado na máquina através do JDK (Java Development Kit) e não a JRE, como normalmente é instalado, pois para desenvolver em Android é necessário que todas as classes de desenvolvimento do Java estejam presentes na máquina.
Neste projeto será apresentado um estudo sobre o desenvolvimento de aplicações Android na plataforma Android Studio, e também será abordado os benefícios de utilizar o Android Studio.

 

Objetivo

O Android Studio é uma plataforma de desenvolvimento de aplicações Android fornecida pela Google. Suas principais características são:
– Suporte para compilações baseadas em Gradle.
– Refatoração específica para Android e reparações rápidas.
– Ferramentas de Lint para capturar performance, usabilidade, compatibilidade de versões e outros problemas.
– Integração com ProGuard e capacidade de assinatura de aplicativo.
– Um assistente baseado em predefinições com designs e componentes comuns Android
– Um rico editor de layout que permite que os usuários arrastem os componentes de interface usuário, opções de pré-visualizar layouts em várias configurações de tela.
– Suporte para criação de Apps Android Wear.
– Suporte nativo para a Google Cloud Platform, permitindo a integração com o Google Cloud Messaging e App Engine.
Nos últimos anos, com a informatização e o surgimento de novas aplicações mobile, percebeu-se a necessidade de ter mobilidade para utilizar todos os recursos que a tecnologia da informação dispõe. Logo foi proposto ao setor de desenvolvimento Android que avaliasse uma maneira de adaptar e criar novos recursos de desenvolvimento.
Portanto, o presente projeto tem como objetivo analisar, discutir, demonstrar e aplicar métodos de desenvolvimento Android utilizando o Android Studio, proporcionando boa apresentação e desempenho da aplicação criada para os usuários, sem alterar a finalidade e solucionando o problema proposto.  Além disso, realizar uma visão sistemática sobre o desenvolvimento e utilização do Android Studio, buscando verificar no contexto atual o direcionamento para futuras pesquisas. Contudo, este projeto irá apresentar uma aplicação Android desenvolvida dentro do ambiente do Android Studio, afim de elucidar o conhecimento sobre os recursos e benefícios trazidos pela plataforma da Google.

 

Justificativa

A demanda pelo setor mobile tem crescido nos últimos anos. Pode-se notar que é cada vez mais comum o uso de aplicativos nos smartphones e tablets. Em qualquer caso, a situação ideal é que os aplicativos desenvolvidos, sejam desenvolvidos com qualidade. Além disso, adaptar recursos e frameworks para que haja um desenvolvimento mais rápido e simples para os desenvolvedores. O uso de aplicativos em smartphones tornou-se imprescindível nos dias de hoje, devido a necessidade de trazer informações e conteúdo para os usuários, afim de monetizar novos modelos de negócio.
No entanto, ainda há uma grande a carência de Apps que funcionem nestes dispositivos com eficiência, até mesmo aplicativos desenvolvidos por grandes empresas não oferecem o comportamento adequado de usabilidade em aparelhos Android, mesmo com ferramentas que facilitam o desenvolvimento de novos Apps. Talvez este seja um problema de complexidade que as empresas possuem ao desenvolver aplicativos Android em outras plataformas de desenvolvimento (IDE –  Integrated Development Environment).
Por causa destes fatores que a utilização do Android Studio é uma das melhores formas de desenvolvimento de aplicações Android. A Google desenvolveu o Android Studio afim de beneficiar os desenvolvedores Android, com novos recursos e uma plataforma mais fácil de se trabalhar e mais prática de reaproveitar códigos já escritos e testados em outros Apps.

 

Mudança de IDE

No cenário atual com o enorme aumento do uso de dispositivos móveis e facilidade de acesso à internet através dos mesmos, todas as empresas e negócios devem ter em mente a obrigatoriedade de desenvolver aplicações destinadas a smartphones e tablets.
Com isso, para a solução de problemas com o desenvolvimento Android, o uso da IDE Android Studio torna-se uma opção barata e viável, já que a IDE é Open Source e possui inúmeros recursos inovadores que outras plataformas de desenvolvimento Android não possuem.
O Desenvolvimento destas aplicações construídas dentro do Android Studio, é através da utilização da linguagem programação Java, assim como o Eclipse, que era muito utilizado pelos desenvolvedores Android. Desenvolvendo através do Android Studio, podemos utilizar os mesmos desenvolvedores que programavam na IDE Eclipse, utilizando a linguagem de programação Java, na IDE Android Studio. Feito isso, não é necessário trazer novos profissionais pois os programadores que utilizavam o Eclipse estarão aptos a desenvolver no Android Studio, evitando assim os custos com novas contratações e reestruturações no ramo corporativo.

 

Acessem a nossa página logo abaixo:

www.vasconcellossolutions.com